Cantinho da Lu

6.2.07

Delícia...



Na semana passada aconteceu em meu bairro uma festa em louvor a Santos Reis. Como toda boa festa de santo em Minas Gerais, não podiam faltar as quermesses com muitas coisas gostosas. E lá estava ele, o carrinho de churros! Me lembrei que tinha uma receita de churros e resolvi fazer. Com muito medo de não acertar (afinal, minhas últimas incursões no mundo culinário foram um desastre!) fui testar a receita. Achei muito fácil de fazer, um pouco parecida com a receita de profiteroles. Vou deixar anotada aqui, caso alguém queira fazer...

2 xícaras (chá) de água
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (café) de sal
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 ovos
óleo para fritar
açúcar e canela para polvilhar

Ponha a água, a manteiga e o sal em uma panela e leve ao fogo até ferver. Retire do fogo e acrescente a farinha de uma só vez. Mexa bem e leve ao fogo novamente, até soltar do fundo da panela. Deixe esfriar e transfira para a batedeira. Bata na velocidade média e acrescente os ovos, um a um, batendo após cada adição. Retire da batedeira e ponha em um saco de confeitar com um bico de pitanga grande. Aqueça o óleo e faça o churro apertando o saco de confeitar sobre a frigideira. Quando a massa atingir o tamanho desejado, corte-a com uma faca. Faça poucos churros e frite de cada vez até ficarem dourados. Escorra-os e polvilhe com açúcar e canela e sirva com doce de leite, brigadeiro mole ou goiabada cremosa.

Eu não tenho o injetor de recheio, por isso coloquei o doce por cima dos churros. Ficou bom a mesma coisa. Outra coisa: você pode fazer o churro salgado também, é só não polvilhar o açúcar e a canela depois de fritar; uma opção para recheio salgado é requeijão. Eu experimentei e ficou bom também.

Dedico esta receita a minha amiga Ane, que adora churros e adora assistir o Chaves! Ane, bisous! Uma boa semana a todos!

18 Comments:

  • At 6/2/07 16:56, Blogger zana said…

    lu olá .voçê viu meu comentário no post das barraquinhas?queria perguntar se está interessada em fazer uma troca ?voçê envia para mim uma forma de panetone e eu envio algo de portugal!ou voçê escolhe para eu lhe enviar algo que voçê goste!beijinhos

     
  • At 7/2/07 16:18, Blogger Lu said…

    Oi Zana, você podia me mandar seu e-mail pra gente acertar os detalhes! Se quiser mande a resposta para
    luluzinha7775@hotmail.com
    se quiser mais privacidade.
    Estou aguardando, beijos.

     
  • At 15/2/07 15:32, Anonymous Anônimo said…

    Lu, eu tinha uma receita de churros maravilhosos, acabei perdendo quando formatei o computador.
    Os seus churros ficaram lindos!
    Antes eu tbm não tinha o injetor de recheio, então eu recheiava furando os churros com um garfão de churrasco e colocava o recheio no saco de confeitar e injetava no churros. Da um pouquinho de trabalho... Mas na Espanha mesmo eles preferem fazer os churros sem recheiar e molham na calda de chocolate quente na hora de devorar! miam!
    Nesta semana eu estava louca para comer churros, mas infelizmente quando penso no meu AP todo limpinho que ficara com aquele cheiro horrivel de oleo, eu acabo desistindo. Bjs :S
    Anne

     
  • At 18/2/07 10:14, Anonymous Anônimo said…

    Lu, eu fiz a sua massa de churros ontem com o meu marido, ficaram otimos! miam! achei melhor do que a outra receita que eu tinha perdido do churros tradicional espanhol sem ovos! Merci beaucoup! ^^ bjs
    Anne

     
  • At 21/2/07 23:19, Blogger Elvira said…

    Que bom! Churros com chocolate quente... Mmmmmhhh...! :-)

     
  • At 27/4/07 14:31, Blogger Baú da Conceição said…

    Lu passei para lhe dizer que sinto saudades dos nossos papos.
    Beijinhos.

     
  • At 17/5/07 18:16, Blogger Agdah said…

    Deus, meu. Que delícia.

     
  • At 1/7/07 22:13, Blogger Agdah said…

    É demais. Adoro churros.

     
  • At 3/7/07 11:23, Anonymous Anônimo said…

    oi, como vai? faz tempo que nao nos " encontramos"!

    os seus churros estao lindos!!

    grazi

     
  • At 17/7/08 11:41, Blogger Baú da Conceição said…

    Menina, se passares por aqui, lembra-te de mim e passa no mns para falarmos um cadito, tenho suadades.
    vou fazer os churros.
    beijinhos, espero que esteja tudo bem contigo e com a filhota.

     
  • At 13/8/08 21:16, Blogger lurdeskida said…

    Olá tava navegando e dei com seu cantinho,fiquei fã e vou linkar você no meu blog de culinária,tá?
    Beijinhos e se quiser vá me visitar,pegue meu award e presente.

     
  • At 15/7/09 15:52, Anonymous Anônimo said…

    Boa tarde Lu!! Estou apaixonada pelo seu blog e aproveito que te encontrei pra saber como anda a variedade de produtos em Araxa,já que fui passear aí no feriado e não achei nenhuma casa de materias especializada em confeitaria e doceria?
    Estou programando mudança pra Araxa em breve , e como sou boleira preciso saber se tem lojas.
    Agradeço se me mandar uma resposta.
    Meu e-mail
    viana-carolmarley@hotmail.com
    Bjs e sucesso
    Carol

     
  • At 29/7/10 10:02, Blogger Unknown said…

    Oi Lu!
    Legal a receita, estou fazendo na loja...
    eh uma trabalheira so!!!
    Vendo quase 300 churros por dia.
    Valeu beijos

    rodrigo7001@hotmail.com

     
  • At 29/7/10 10:03, Anonymous Anônimo said…

    Oi Lu!
    Tenho vendido quase 300 por dia!
    Valeu!

    rodrigo7001@hotmail.com

     
  • At 19/8/10 12:56, Blogger Unknown said…

    OI LU SOU BETA E GOSTARIA SE POSSIVEL Q VC ME ENVIE POR EMAIL RECEITAS DE CHURROS SALGADOS POIS EU VOU ABRIR UMA PARRACA DE CHURROS E ESTOU SEM IDEIAS PARA O RECHEIO SALGADO.
    AQUI VAI MEU EMAIL: ROBERTA_GS9@HOTMAIL.COM
    OBRIGADA E UM FORTE ABRAÇO;HA VC TEM AQUELA MARAVILHOSA RECEITA DE PÃO DE QUEIJO Q SÓ OS MINEIROS SABEM FAZER.

     
  • At 19/8/10 12:56, Blogger Unknown said…

    OI LU SOU BETA E GOSTARIA SE POSSIVEL Q VC ME ENVIE POR EMAIL RECEITAS DE CHURROS SALGADOS POIS EU VOU ABRIR UMA PARRACA DE CHURROS E ESTOU SEM IDEIAS PARA O RECHEIO SALGADO.
    AQUI VAI MEU EMAIL: ROBERTA_GS9@HOTMAIL.COM
    OBRIGADA E UM FORTE ABRAÇO;HA VC TEM AQUELA MARAVILHOSA RECEITA DE PÃO DE QUEIJO Q SÓ OS MINEIROS SABEM FAZER.

     
  • At 9/10/10 22:48, Anonymous Anônimo said…

    Oi, meu nome é Alexandre, sou de Baln. Camboriu/SC hoje fiz a sua receita mas acho que não deu certo. Quando o oleo passava da temperatura de 150C a massa estourava.
    E achei que ficou com gosto da massa de carolina.
    Será que fiz algo de errado?

    email: alexandreroccha@ricsc.com.br

    abs<

     
  • At 19/4/11 14:05, Anonymous Simone said…

    Oi Lú boa tarde a minha duvida é saber se a receita dos seus churros após frita-lo ele fica oleoso, pois já tentei três vezez e meus churros ficam totalmente oleosos mais fica tranquila não foi de outra receita que fiz copiei da Maria Braga que leva oleo e bicarbonato e não leva ovo. Vou tentar a sua receita e espero que fique uma delicia bjks.

     

Postar um comentário

<< Home